Conheça sobre a reprodução dos cavalos

Quando falamos em reprodução de equinos ainda é um assunto bem desconhecido, poucas pessoas sabem como que funciona. A reprodução desses animais visa trabalhar no melhoramento genético dos cavalos para que ocorra novos nascimentos de potros. Tudo isso é feito de forma cautelosa.

As pessoas que entram para trabalhar neste ramo de reprodução de equinos se depara com uma área bastante satisfatória. Neste mercado, animais que possuem um alto desempenho são bem valorizados. Se o animal tiver uma boa procedência, o valor pago por embriões ou até mesmo sêmen são altíssimos.

Para cuidar destes animais, tem que ser um Médico Veterinário especialista em Equinos e reprodução animal, pois existe um cuidado muito grande na hora do manejo reprodutivo dos cavalos, e demanda um conhecimento e responsabilidade no momento de manipular as células. Ou seja, isso inclui dominar todas as técnicas necessárias na reprodução desses animais e ter em mãos todos os equipamentos necessários.

Vamos apresentar duas dicas para que os futuros médicos veterinários conheçam mais sobre este assunto, e que futuramente optem por trabalhar nessa área! Confira:

Técnicas de Reprodução de Equinos

Palpação Retal

Este tipo de procedimento é bem tradicional quando é relacionado à reprodução de equinos. Ele é utilizado em atendimentos clínicos e no momento da avaliação do trato vaginal.

O procedimento é realizado da seguinte forma, o Médico Veterinário introduz a mão e o braço no reto do animal. Somente dessa forma é possível verificar os órgãos da região e atestar a sua capacidade de reproduzir.

Somente através do toque que é possível observar o desenvolvimento do corpo lúteo e o desenvolvimento folicular do animal. Através de uma ultrassonografia é possível indicar, com precisão, o momento exato em que acontece a ovulação. Além disso, quando é feito este exame é possível ter um diagnóstico gestacional a partir de 45 dias.

Apesar de ser um exame de baixo custo, é muito importante que o profissional entenda sobre o assunto e conheça bem sobre anatomia animal, para que ele possa realizar todos os procedimentos com segurança e tranquilidade com estes animais.

Avaliação Reprodutiva

Vocês sabiam que os cavalos conseguem se reproduzir a partir dos 18 meses de idade? Mas, o recomendado é que estes animais não se reproduzam tão jovens, pois pode prejudicar o desenvolvimento da égua. O ideal é que a reprodução dos machos se inicie a partir dos 3 anos e da égua entre 3 a 5 anos, dependendo do seu estágio de crescimento.

As éguas são animais poliéstricos estacionais. Isso significa que elas manifestam vários cios em épocas especificas do ano, que é entre a primavera e verão devido à maior incidente de luz solar.

Quando as éguas entram no cio, ocorre algumas alterações em seu corpo e até mesmo no comportamento, tais como:

  • Relaxamento do colo do útero
  • Congestão do órgão genital
  • Cauda levantada
  • Perda de apetite
  • Urina mais frequente

Portanto, é importante compreender todas as etapas de processos reprodutivos desses animais para que aumente o processo de eficiência de rebanho. É sempre importante avaliar a saúde e a capacidade da égua no momento da reprodução, e saber exatamente se elas estão aptas para serem fecundadas ou não.

Também, é preciso realizar uma avaliação para saber se a égua tem condições de dar continuidade na gestação, ou não, para que não ocorra riscos ou complicações no momento do parto.

No macho é ideal fazer um exame andrológico. Essa avaliação consiste em saber de forma detalhada, todas as características de reprodutivas. O exame andrológico, consiste em avaliar os órgãos reprodutivos, qualidade do sêmen, suas condições físicas que é a parte ortopédica, e demais pontos que podem influenciar no momento da coleta do sêmen.

Saiba como se destacar neste mercado de reprodução de Equinos.

Este mercado é totalmente valorizado aqui no Brasil, sendo que o nosso país ele é um grande exportador de biotécnicas reprodutivas. Mas, para que você se saia muito bem dentro dessa área, você deve investir em equipamentos como, ultrassom veterinário, e que você tenha conhecimentos necessários para que você consiga argumentar com propriedade.

Ter uma pós-graduação que seja voltada para área de reprodução de equinos é bem importante. Dentro do curso, você aprendera todas as técnicas necessárias para que no momento da prática você consiga aplicar.

Gostaram de saber sobre este assunto? Não se esqueçam que logo tem mais!

Fonte >

https://www.shopveterinario.com.br/blog/reproducao-

Publicado por Puro Sangue

A Puro Sangue é uma empresa familiar, fundada em 1991, em Londrina- PR. Inspirado no estilo de vida country americano, com o intuito de trazer ao consumidor a mais alta qualidade do western, aliada a melhor modelagem. A Puro Sangue é resultado da trajetória de extrema dedicação de seus fundadores, que construíram uma das marcas mais respeitadas do cenário country nacional. A Puro Sangue marcou presença e se consolidou nos rodeios mais importantes do país, conquistou o mercado sertanejo pela qualidade de seus produtos e preço justo. Com 30 anos de trajetória, a Puro Sangue mantém o seu DNA autêntico, mas inovando constantemente na forma de atuação no mercado. Somos uma marca comprometida com nossos clientes e empenhada em trazer ao nosso público as novidades do mundo country, sempre com a melhor qualidade da força e da raça do puro jeans! Hoje, além do segmento de vestuário, a marca possui grande diversidade de produtos, trazendo o tema country também para os acessórios e ambientes de casa, com uma linha especial de decoração e de um catálogo específico de produtos sustentáveis e ecológicos. Convido você a conhecer nossos produtos!

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora